As redes sociais, mais do que nunca, integram a rotina e fazem parte da vida de bilhões de pessoas. Só para se ter uma ideia, os brasileiros passam, em média, 9 horas diárias navegando na internet; nas redes sociais, são mais de 3 horas por dia! As informações são de uma pesquisa realizada em 2021 pela agência We Are Social e a plataforma Hootsuite.
 
O fato é que pessoas estão conectadas 24h por dia, produzindo e consumindo conteúdo. Nesse contexto, as redes sociais já são plataformas indispensáveis para milhares de empresas em seus modelos de negócios. No entanto, por incrível que pareça, muitos empreendimentos ainda resistem e têm medo de estar nesse ambiente.
Independentemente se sua empresa está ou não inserida nesse contexto, é importante questionar: por que meu negócio deve estar nas redes sociais? Bom, nas circunstâncias que se apresentam hoje, as redes sociais e as mídias sociais tornaram-se ferramentas poderosas de divulgação e lembrança de marca. Elas dão a possibilidade de interagir e de se aproximar dos clientes, momento em que se deve utilizar todas as estratégias à favor do negócio.
 
Plataformas como Youtube, Facebook, Instagram, Blogger e Whatsapp podem gerar bons resultados para as organizações. O primordial é passar uma boa imagem da marca, atingir o público-alvo, difundir conteúdo relevante e saber lidar com usuários insatisfeitos. Esses e outros pontos serão explorados ao longo deste texto. Confira:
 
A importância das redes sociais

Tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional, as redes sociais são importantes porque elas modificaram totalmente a maneira como as pessoas se comunicam entre si. Elas permitem agilidade, velocidade, o que propicia uma comunicação horizontal, mais direta entre consumidores e empresas.

Nesse movimento, as marcas precisam aprender a falar a linguagem do seu público e ser ágeis suficientemente para responder as demandas de seus potenciais clientes. Hoje, redes como Facebook, Instagram e Whatsapp são essenciais para empresas que funcionam como e-commerce e comercializam produtos e serviços.

É certo de que não existe um momento específico em que as empresas passaram a enxergar as redes como um potencial para aumentar as vendas, trata-se na verdade de uma demanda inerente ao mercado de negócios atual. E hoje em dia, a competência de usar as mídias e redes sociais como parte do modelo de negócio – e não apenas como uma ferramenta de comunicação –  é fundamental para o futuro de uma empresa.

Por que muitas empresas ainda têm medo?

As redes e mídias sociais, pode-se dizer, obrigaram as empresas a terem uma linguagem diferente da comunicação que elas mantinham anteriormente com seus clientes. Se antes o tempo de resposta a uma demanda era maior e permitia lapidar a imagem do negócio de acordo com aquilo que a marca queria expor, hoje as redes levam as empresas a um processo de comunicação extremamente rápido, o que para muitos se coloca como um desafio e dificuldade.

Portanto, a depender do tipo de negócio e do público, a empresa precisa fazer adaptações, se personalizar e se inserir na web de forma a gerar uma profunda identificação, a partir de uma linguagem assertiva que seja a mesma “falada” por seu público-alvo.

Outro fator que gera medo nas empresas é a exposição. Como já foi dito, os internautas não apenas consomem, mas também produzem conteúdo. Nesse sentido, com as redes sociais, a voz do cliente tornou-se muito mais forte, principalmente quando sua posição expõe negativamente uma marca.

Isso força as empresas a terem processos e discursos coerentes. Caso contrário, usuários das redes sociais conseguem captar e expor as discrepâncias de maneira rápida, o que traz consequências extremamente negativas para o negócio.

Apesar disso, esses fatores podem e devem ser encarados também como oportunidades para a personalização e evolução de processos, além de formatações de novos modelos de negócios que estejam centrados nas necessidades do cliente.

Riscos e erros das empresas nas redes sociais

Dentre os erros mais comuns, o principal é a falta de constância, isto é, falta de regularidade na produção, publicação e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. É preciso considerar a atuação nas redes como uma rotina de exercícios físicos: deve haver constância e regularidade para alcançar resultados.

Para isso, é preciso que a marca trabalhe com um planejamento estratégico de conteúdo. E é aí que as empresas cometem outro erro, pois muitas delas não realizam esse planejamento e não trabalham estrategicamente a produção de conteúdo. Dessa forma, a constância e a coerência da marca também podem ser afetadas.
 
Outro erro bastante comum é a falta de adequação da linguagem ao público, o qual também se coloca como alvo de erros, pois muitas empresas não delimitam e não pesquisam bem sobre os seus potenciais clientes, muito menos estreitam interações assertivas com eles.

A sua empresa precisa de um posicionamento firme perante aos seus clientes nas redes sociais, e é por isso que a MDX Assessoria e Branding disponibiliza os melhores especialistas para te atender.
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